Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Presidente do Marco 09 reeleito quer subir clube aos nacionais num curto espaço de tempo

Fotografia: Marco 09

O presidente do Marco 09, Eduardo Filipe, foi reeleito por unanimidade pelos associados do emblema  que milita na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto  e que na época transata, que terminou de forma abrupta, lutou pelos lugares da frente.

Ao Novum Canal, o dirigente do Marco 09,  realçou o apoio que teve da totalidade dos sócios,  numa equipa que praticamente não sofreu alterações, assumindo que o seu objetivo para este mandato passa claramente por fazer uma equipa competitiva de forma a alcançar as competições nacionais num espaço curto de tempo.

“Desde que assumiu o clube, há quatro anos, o Marco 09  subiu três anos consecutivos de divisão e este ano estivemos na luta pelos lugares da frente e não fosse o facto da Federação Portuguesa de Futebol ter cancelado as provas antecipadamente poderíamos ter uma palavra ainda a dizer. Seria um sonho que não se concretizou”, afirmou.

Eduardo Filipe apontou, também, a aposta na formação como sendo um dos objetivos e pilares a prosseguir pela sua equipa, recordando que a formação tem sido uma aposta da  direção por si liderada nos últimos anos.

“No ano transato tivemos 12 equipas inscritas a formação, um total de cerca de 250 atletas, num ano que foi extremamente produtivo”, expressou, salientando que o Marco 09 é já um clube com visibilidade na comunidade, que além do futebol, tem promovido modalidades como o atletismo e o trail, que têm registado forte adesão.

Falando da equipa sénior de futebol, Eduardo Filipe confirmou, ainda, que apesar de não haver uma data para  o arranque  dos trabalhos,   a direção está já a trabalhar no sentido de planificar a época 2020/21, tendo mantido grande parte dos atletas da formação base da época anterior.

“Julgo que apenas serão precisos mais cinco ou seis reforços, porque a base do plantel renovou com o Marco 09 e dá-nos garantias de esta época continuar a fazer um bom trabalho”, confessou, admitindo que o cancelar das competições pelas autoridades desportivas acabou por prejudicar desportiva e financeiramente o clube.

“Ficamos em quinto lugar com os mesmos pontos do Rebordosa Atlético Clube, mas acredito que até ao final da prova, faltavam disputar cinco jogos, pelo que ainda era possível  subir mais uns patamares. Mas aconteceu o que aconteceu e aquilo que seria um sonho acabou por não ser atingido”, disse, afiançando que também financeiramente o clube perdeu receitas e teve de cancelar dois torneios que tinham sido previamente planeados e que contavam com atletas nacionais e internacionais.

Refira-se que o Marco 09 renovou o contrato com o técnico José Oliveira e a sua equipa técnica, Prof. Rui Amaral como adjunto e Rui Saraiva, treinador de guarda-redes.