Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue

IPST apela à dádiva no Dia Mundial do Dador de Sangue, 14 junho.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela aos portugueses para assinalarem o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se comemora a dia 14 de junho, com uma «dádiva de sangue».

A efeméride pode ser assinalada de forma singela mas com muito significado, com uma dádiva de sangue, afirma o IPST, lembrando que a autossuficiência em componentes sanguíneos é essencial para uma boa prestação de cuidados de saúde.

Em 2019, o mote da campanha foi «Sangue seguro para todos» e visa agradecer aos dadores e reconhecer este «gesto ímpar de solidariedade», de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação agradece «a todos aqueles que ao longo deste ano, através das suas dádivas voluntárias e altruístas de sangue ajudaram a salvar vidas».

Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado, anualmente, no dia 14 de junho. Nesta ocasião, países de todas as regiões do mundo organizam eventos e atividades para celebrar a data, sensibilizar para a necessidade de dar sangue e agradecer aos dadores de sangue.