Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Grupo de Bombos Os Amigos de Cima de Rio de Moinhos completou 15 anos de existência

Fotografia: Junta de Freguesia de Rio de Moinhos

O Grupo de Bombos Os Amigos de Cima de Rio de Moinhos completou, esta quarta-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 15 anos de existência.

Fundada em 2005 e apesar da sua ainda precoce idade, o  Grupo de Bombos Os Amigos de Cima de Rio de Moinhos ao longo destes últimos anos tem participado em festas e romarias na região e no país, sendo, presentemente um dos grupos de referência no concelho.

O tesoureiro do Grupo de Bombos Os Amigos de Cima, Joaquim Rodrigues,  realçou que o grupo  é constituído por cerca de 30 elementos, sendo um grupo de percussão tradicional que foi criado com o objetivo de promover os bombos enquanto  instrumento, mas também os usos, os costumes e as tradições do concelho e da região.

Joaquim Rodrigues declarou, também, que o Grupo de Bombos Os Amigos de Cima de Rio de Moinhos é, presentemente, uma referência na comunidade sendo uma presença assídua em muitos momentos e ocasiões festivas.

Referindo-se à cerimónia dos 15 anos de existência do grupo,  Joaquim Rodrigues esclareceu que este ano, e ao contrário do que tem sido habitual, com as comemorações a contarem com 300 a 400 pessoas, o aniversário desta quarta-feira, devido às restrições que são do domínio público, à Covid-19, contou apenas com 50 pessoas.

Após o hastear das bandeiras realizou-me uma cerimónia com entrega de lembranças aos executantes e amigos do grupo de bombos.

A associação Grupo de Bombos Os Amigos de Cima de Rio de Moinhos foi constituída em setembro de 2005.