Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

97.º Aniversário dos Bombeiros de Entre-os-Rios comemorado de forma simbólica

Fotografia: Bombeiros de Entre-os-Rios

O 97.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, em Penafiel, agendado para 16 de junho, vai ser comemorado  de forma simbólica e sem a participação habitual da comunidade como tem sido apanágio da instituição em celebrações anteriores.

Ao Novum Canal, José Pinheiro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, realçou que a atual crise sanitária e as imposições decretadas pelas autoridades de saúde não  permitem para já os ajuntamentos  pelo que os órgãos sociais optaram por assinalar na mesma a data, mas de uma forma simbólica.

Falando do programa que foi definido, José Pinheiro esclareceu que pelas 10h00 da manhã vai decorrer  a formatura e hastear das bandeiras, seguindo-se a tradicional romagem aos cemitérios de Entre-os-Rios, Eja e Torrão, no Marco de Canaveses.

Ao Novum Canal, o presidente dos Bombeiros de Entre-os-Rios  realçou que apesar de todos os constrangimentos provocadas pela pandemia Covid-19, a corporação não poderia deixar de prestar homenagem aos soldados da paz que ao longo destes anos têm dado o seu melhor e servido da melhora forma a instituição, dignificando a sua história, o seu legado e o socorro.

José Pinheiro relevou, também,  o apoio que a corporação tem tido da comunidade local, em especial nos momentos mais difíceis, como  o que atravessamos.

“Não poderíamos deixar de assinalar esta data e assim homenagear todos os homens e mulheres que no dia-a-dia lutam para dignificar a instituição e o socorro”, disse, salientando que os Bombeiros de Entre-os-Rios são presentemente uma instituição de referência quer no concelho de Penafiel, quer nos concelhos do Marco de Canaveses e Castelo de Paiva, dada a sua proximidade geográfica a estes dois municípios.

O responsável pela direção dos Bombeiros de Entre-os-Rios enalteceu, também, o facto da instituição estar prestes a completar100 anos, o que considerou ser um marco para a associação, a comunidade local, mas também para o concelho e para os bombeiros.

Ao Novum Canal, José Pinheiro confirmou que até ao final do seu mandato, que termina em 2021, tem como metas disponibilizar uma sala de convívio para os bombeiros e proceder à ampliação do parque de viaturas.

Quanto à sala de convívio, José Pinheiro precisou que a mesma irá funcionar num anexo junto ao edifício principal da corporação, espaço esse que se encontra ocupado com alguns meios e equipamentos.

“O nosso objetivo passa por retirar esses equipamentos que transitarão para o parque de viaturas que pretendemos seja também intervencionado. A sala de convívio será um espaço de lazer, devidamente arranjado”, expressou, sustentando que a intervenção na sala de convívio é fácil de fazer e não implica grandes custos.

Já sobre a ampliação do parque de viaturas, José Pinheiro, declarou que a intervenção preconiza a realização de uma cobertura que permita albergar todas as viaturas da  corporação, aproximadamente 30 carros.

“Estamos a falar de uma intervenção um pouco mais avultada em termos financeiros e foi por isso que solicitamos em tempo útil o apoio da Câmara de Penafiel, que prontamente se disponibilizou a ajudar-nos”, concretizou.

Refira-se que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios tem aproximadamente cerca de 60 operacionais.