Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Bailes do Corpo de Deus na final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

O Concelho de Penafiel chegou à final regional do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular®” na categoria “Rituais e Costumes” com os Bailes do Corpo de Deus – Cavalhada.

Os Bailes do Corpo de Deus vão a concurso na categoria “Rituais e Costumes”. No final da Primavera, Penafiel alegra-se para preparar a sua grande festa – o Corpo de Deus. A festa começa sempre na véspera do feriado do Corpo de Deus. De realçar a Cavalhada, desfile composto por uma charrete puxada por uma parelha de cavalos, que transporta a “figura da cidade” que se dirige para a Praça de Município e dos singulares bailes das diversas profissões que no passado marcaram a história e a vida das gentes de Penafiel.

Os 140 finalistas regionais foram apresentados a 7 de Junho, numa emissão em directo na RTP1, televisão oficial deste Programa desde 2007 e que promove os grandes valores da Identidade Nacional. Nesta ocasião, um painel de especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

Foram registadas 504 candidaturas, com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. Foram aprovados com selo de nomeado 471 candidaturas. Do distrito do Porto foram nomeados 18 projetos culturais. A candidatura de Penafiel foi a única da região do Tâmega e Sousa a chegar à final regional.

Os sete patrimónios seleccionados por região participarão nas respectivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Seguir-se-á depois um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto.

A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, derradeira gala do projeto onde serão conhecidas as sete vencedoras, acontecerá a 5 de setembro no prime-time da RTP.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional.