Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Porto tem 65 mil árvores públicas

No Dia Mundial do Ambiente, o Município do Porto apresenta um novo sítio na web dedicado ao inventário arbóreo da cidade. O mapa interativo permite a cada utilizador ver quantas árvores existem numa determinada área ou freguesia, descortinar qual o intervalo de idades e até saber quais as espécies mais preponderantes na sua zona. O concelho do Porto tem cerca de 65 mil árvores públicas, mas neste momento estão inventariadas perto de 50 mil, entre as quais 228 são árvores classificadas ou pertencem a conjuntos arbóreos classificados.

O projeto que contém a georreferenciação de todas as árvores de gestão municipal é uma das grandes novidades do novo Portal de Informação Geográfica do Porto, lançado esta semana, que inclui vários mapas interativos do Porto.
Explorando a plataforma, que disponibiliza todas as árvores inventariadas até ao momento (cerca de 75%), mais precisamente 49.923 árvores, o utilizador tem acesso a toda a informação sobre o riquíssimo património arbóreo da cidade, de forma mais transparente e acessível.

dashboard está desde já disponibilizado, ainda que parte do inventário arbóreo esteja a ser atualizado em tempo real. O processo de inventário estará concluído presumivelmente até ao final de outubro, mas já é possível ter uma noção da dimensão do arvoredo total da cidade.