Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Startups no Porto geram mais de 126 milhões por ano mas a pandemia afeta 3 em cada 10, conclui estudo

Um estudo lançado pelo ScaleUp Porto, que caracteriza o ecossistema de empreendedorismo do Porto e da Região, concluiu que as startups da cidade representam volume de negócios anual superior a 126 milhões de euros. Este forte impacto económico pode, contudo, estar em risco, já que de uma avaliação preliminar sobre o impacto da COVID-19 nestas jovens empresas, verificou-se que 3 em cada 10 corre o risco de fechar portas nos próximos três meses, se o contexto não se alterar.

“Re:think | Re:build | Re:load: Caracterização do Ecossistema de Empreendedorismo da Região do Porto” foi um estudo produzido pela Associação Porto Digital, em colaboração com a EY.

Analisou uma região que representa um dos tech hubs (centros tecnológicos) com o crescimento mais rápido na Europa, que engloba mais de 350 startups e scaleups, mais de 50 incubadoras e espaços de trabalho e agrega mais de 30 comunidades tecnológicas.

Entre as principais conclusões da investigação no campo das vendas e da internacionalização, de assinalar que, entre 2015 e 2018, o volume de negócios total das startups do Porto e Região Norte atingiu uma taxa de crescimento anual próxima dos 28%. Neste incremento, destaca-se o contributo do cluster de Tecnologias de Informação e Comunicação, com 62% do valor total do volume de negócio.