Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Município de Penafiel saúda nova licenciatura em Educação Social

O Município de Penafiel congratula-se por acolher mais uma nova Licenciatura em Educação Social, do ISCE Douro (Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro), formação superior que estará disponível já a partir do próximo ano letivo e que surge ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “o nosso Concelho continua a ser atrativo na formação superior em Portugal. Com 2 instituições de ensino superior, com um leque diversificado de licenciaturas, é a agora a vez do ISCE Douro, em Penafiel, oferecer uma formação especializada em Educação Social. Uma notícia que nos deixa muitos satisfeitos e numa área que tanto zelamos e apoiamos todos os dias. A título de exemplo, o município de Penafiel foi dos primeiros municípios Portugueses a apresentar um plano estruturado na área social, a que chamamos “Plano Municipal Solidário”, no âmbito da última grande crise vivida em Portugal. Desde sempre entendemos reforçar esforços para este sector cada vez mais fundamental na nossa sociedade.”

O ISCE DOURO consciente da importância crescente da economia social em todo o mundo, que em 2018 representava já mais de 6% do emprego nacional, sendo responsável por cerca de 250 mil postos de trabalho criados e 2,8% da riqueza criada em Portugal, entendeu avançar com a formação de técnicos da área social que possam dar resposta aos desafios da economia social e que laborem nas diferentes organizações, um setor que pode dar um contributo valioso para os problemas atuais do emprego e da coesão social.

Para Rui Brito Fonseca, Presidente do ISCE Douro, “o objetivo deste ciclo de estudos é oferecer formação que favoreça o amadurecimento intelectual e humano, através da construção de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção e mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais, apoiando a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa, da comunidade, a inclusão social e profissional, a responsabilidade cívica e a competência profissional.”

Este curso tem como coordenadora a Prof. Doutora Sílvia Azevedo, também presidente da APTSES, e conta com um corpo docente qualificado nas áreas de referência do Novo Ciclo de Estudos.