Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Obras de restauro na Igreja de São Nicolau e na Capela de São Lázaro

O final das obras de conservação e restauro da Igreja de São Nicolau e da Capela de São Lázaro, promovidas pela Rota do Românico e pelo Município do Marco de Canaveses, será assinalado na próxima quinta-feira, 4 de junho, pelas 16:30 horas, com uma sessão de apresentação dos trabalhos realizados.

A sessão, que terá lugar nos monumentos citados, vai contar com a presença das entidades promotoras, bem como de representantes da Junta de Freguesia do Marco, da Paróquia de São Nicolau e da Direção Regional de Cultura do Norte, entre outros. Entre 2013 e 2015, a Igreja de São Nicolau foi alvo de uma ampla intervenção de conservação das coberturas, paredes exteriores e retábulos. Na vizinha Capela de São Lázaro foram renovadas, no início de 2019, as respetivas coberturas.
A campanha de obras nestes dois monumentos, classificados desde 1971 como Imóveis de Interesse Público, foi concluída, no último semestre, com a conservação e restauro das pinturas murais de São Nicolau e do retábulo de São Lázaro.
No caso da Igreja de São Nicolau, os trabalhos tiveram como alvo as pinturas murais a fresco da nave, descobertas acidentalmente em 1973.
Entre elas, conta-se, na parede norte, o painel com a figura de Santo Antão, datado do século XV, e, por isso, um dos frescos mais antigos da Rota do Românico.
Na mesma parede, subsistem fragmentos de um anjo e de uma figura ajoelhada em oração (do século XVI), e, na parede sul, surgem as representações de um Abade beneditino e de Santa Catarina de Alexandria (ambas do século XVI), bem como uma outra Anunciação (talvez do século XVIII).
Na Capela de São Lázaro, a intervenção contemplou o tratamento do pequeno retábulo em talha dourada, incluindo a pintura sobre tela de Jesus Cristo e a escultura de São Lázaro em madeira policromada.