Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Escolas do Marco de Canaveses renovadas e sem amianto por mais cerca de 200 mil euros

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses continua a estabelecer a Educação como uma das prioridades da sua atuação, em prol de um futuro melhor para as crianças e jovens do concelho. Neste sentido, durante a interrupção letiva, vão decorrer as obras de remodelação e requalificação nas Escolas Básicas de Paredes, na Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, e da Feira Nova, na Freguesia de Bem Viver. Em ambas as intervenções está incluída a retirada de amianto das respetivas estruturas.  

A intervenção da Escola Básica de Paredes, que representa um investimento de 69 mil euros, contempla a colocação de revestimento exterior para capoto, a substituição da cobertura de amianto e das caixilharias existentes, por materiais com corte térmico, que permitem um maior conforto. Vai ser também substituída a iluminação tradicional por luminárias de tecnologia LED.

O investimento na Escola Básica da Feira Nova, previsto em cerca de 100 mil euros, abrange a remodelação e ampliação do edifício escolar. Está projetada a construção de uma cozinha, de um refeitório e de uma sala polivalente. Será também substituída a cobertura, a iluminação e retiradas algumas placas que contêm amianto.

“A Educação é a nossa grande prioridade pois é o maior fator de desenvolvimento social. A reabilitação do parque escolar vai prosseguir nos próximos anos, numa lógica de manutenção contínua das escolas de proximidade, de criação de condições de educação para todas as crianças e de valorização da comunidade educativa. Para termos no Marco de Canaveses excelentes alunos temos de investir em equipamentos escolares e educativos, mas também em ferramentas tecnológicas, para uma maior motivação de professores e alunos, e contamos sempre com o envolvimento dos pais e de toda a comunidade escolar”, esclarece Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.