Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Decorreu este Sábado o Campeonato Nacional de Xadrez Escolar Online

No passado sábado, 30 de maio de 2020, decorreu o Campeonato Nacional de Xadrez Escolar Online organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez e pela Direção-Geral de Educação, destinado aos alunos envolvidos nas competições de Xadrez no contexto do Desporto Escolar, e realizado na plataforma chess.com

A competição foi dividida em 4 escalões (Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis) com cada aluno participante a realizar oito partidas, com a duração de 10 minutos para cada xadrezista efetuar os seus lances, beneficiando de um acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado.

No total cerca de 500 alunos participaram nas diferentes categorias nas quais se incluem alunos de Valongo, Felgueiras, Lousada, Paredes, Santa Marta de Penaguião, Mirandela e Vila Nova de Foz Côa.

No escalão de Infantis A onde competiram 130 alunos os melhores representantes do Douro, Sousa e Tâmega foram João Pedro Freitas, do Agrupamento de Escolas de Mirandela, na 19.ª posição e Afonso Martins, do Colégio Casa Mãe, no 30.º lugar.

Quanto aos Infantis B Pedro Ferreira na 14.º posição e Tomás Cunha no 46.º posto (ambos alunos da Escola E.B. 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa) foram os melhores representantes da região entre os 104 participantes.

Nos Iniciados as melhores prestações de alunos da região foram alcançadas por Adriana Mota (Escola Básica de Santa Marta de Penaguião) a qual terminou na 15.ª posição e por Gabriel Oliveira (Agrupamento de Escolas de Castro Daire) ocupando este o 22.º posto entre os 93 participantes.

Por último no escalão de Juvenis, o qual incluiu também os alunos do escalão de Juniores, entre os 115 participantes Carlos Coelho (Escola Secundária de Felgueiras) terminou na 5.ª posição final, sendo o melhor representante da região, acompanhado de Tiago Gil, também da Escola Secundária de Felgueiras, no 42.º lugar.

Em tempos de pandemia e com os efeitos da Covid19 a afetarem todos os desportos e atividades, o Xadrez encontrou no mundo virtual um espaço para continuar a promover não apenas o treino, mas também a competição.