Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Presidente da Câmara de Valongo e candidato à Federação Distrital do PS Porto critica estrutura socialista

O presidente da Câmara de Valongo e Candidato à presidência da Federação Distrital do PS Porto  e primeiro subscritor da moção “Por Uma Federação onde todos têm Voz”, José Manuel Ribeiro, criticou a posição da Federação Distrital do PS na gestão do dossier TAP e do plano da retoma da atividade da empresa para a região.

O candidato à Federação do PS Porto acusou a estrutura socialista de não ser capaz de agregar as restantes federações da região (Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real e Aveiro) para uma tomada de posição conjunta.

“Na hora em que a Região Norte tem sido afrontada de forma inadmissível e inqualificável pela administração da TAP, que desvaloriza a importância estratégica do Aeroporto do Porto, e afeta dessa forma os interesses sócio-económicos da principal região exportadora do País, ninguém compreende porque razão a Federação Distrital do PS Porto não foi capaz de agregar as restantes federações da região (Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real e Aveiro) para uma tomada de posição conjunta”, disse, salientando que “ninguém compreende o silêncio ensurdecedor e a falta de iniciativa politica da maior federação do país do PS, tanto mais que todas as forças políticas nacionais tomaram posição sobre o assunto,  designadamente as federações do PSD”.

José Manuel Ribeiro recordou que “a Federação Distrital do PS Porto, não pode continuar a abdicar do seu papel fundamental de articulação do trabalho autárquico de todos os seus eleitos na Área Metropolitana do Porto”.

“ A Federação Distrital do PS Porto tem o dever de liderar, de auscultar e de propor caminhos, para não ir a reboque de outros atores políticos;  A Federação Distrital do PS Porto tem que voltar o quanto antes ao centro do debate político na região, com iniciativa politica, com ideias e com  rumo!  É necessário um novo ciclo na Federação Distrital do PS Porto, onde a política seja feita com coragem e com ambição”, lê-se no comunicado enviado aos órgãos de comunicação.

 O candidato à Federação Distrital do PS Porto recordou, ainda, que “num momento em que o Secretário-Geral do PS e Primeiro Ministro de Portugal, António Costa, lança um programa para a estabilização económica e social,  auscultando todas as forças políticas e sociais do país, espera-se da maior Federação Distrital do PS que compreenda o que se está a passar e promova um diálogo e uma avaliação dos impactos e dos desafios da pandemia, auscultando e envolvendo todos os interlocutores sociais e económicos da nossa região”.

José Manuel Ribeiro disponibilizou-se para colaborar com o presidente da federação em exercício poderá, para a urgente promoção de um encontro com todas as Federações do PS na Região Norte, em conjunto com todas os autarcas do PS e de todos os presidentes das concelhias, tendo como meta fazer uma reflexão e tomada de posição conjunta sobre o modo de encarar a crise e os desafios imediatos e estratégicos que a região.

O candidato assumiu, também, que urge acertar posições sobre as oportunidades, designadamente ao nível dos financiamentos comunitários.

“Só assim demonstramos que é a nossa região e são os nossos cidadãos que estão no centro da ação e das opções politicas da maior federação distrital do Partido Socialista”, concretizou.