Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Secção de atletismo do FC de Penafiel prepara nova época e reclama mais apoios

A secção de atletismo do FC de Penafiel está já a trabalhar no sentido de preparar a nova temporada.

Ao Novum Canal, o presidente da secção de atletismo do FC Penafiel, Aires Sousa,  realçou que apesar de todas as contingências e das restrições que a Covid-19  impôs, alguns atletas já iniciaram a sua preparação, cumprindo com as regras que foram definidas pelas Direção-Geral de Saúde.

Falando da nova época, Aires Sousa defendeu queixou-se da falta de apoios para o atletismo e de condições para os atletas treinarem.

A este propósito , o responsável pela secção rubro-negra reconheceu que, apesar do apoio da Câmara de Penafiel e de alguns patrocínios, os atletas, devido ao treino específico que têm de realizar, fazer séries duas vezes por semana, acabam por ficar condicionados na sua preparação, tendo de recorrer a outros concelhos, com custos acrescidos para a secção.

“Com a abertura da pista de atletismo no Parque da Cidade de Penafiel, acredito que vamos passar a ter melhores condições para treinar”,  disse, salientando que o clube  em matéria de condições materiais  e físicas encontra-se ainda aquém das condições que outros atletas e clubes da região beneficiam.

Recorde-se que a construção da pista de atletismo faz parte do projeto ampliação do parque da cidade.

Questionado sobre a nova época, Aires Sousa realçou que existem já algumas provas agendadas, mas a crise sanitária da Covid-19 acabou por canelar outras que estavam programadas como o Campeonato da Europa de Montanha, agendado para Cinfães, e que foi adiado para 2021, assim como o Grande Prémio de Atletismo de Penafiel.

Quanto ao Campeonato Nacional, também agendado para Cinfães, Aires Sousa revelou estar otimista que a competição venha a ter condições para se realizar mais para o final do ano.

Ainda sobre as medidas adotadas em período de confinamento,  Aires  Sousa recordou que assim que iniciou o surto, o FC Penafiel suspendeu as suas modalidades, os atletas passaram a fazer os treinos sob orientação e monitorização por telefone e os banhos passaram a ser feitos em casa.

Nesta fase, o presidente da secção de Atletismo do FC Penafiel esclareceu, também, que quatro a cinco atletas receberam treino de competição para motivar a mente.

“Estamos a falar de atletas que estão habituados a competir e que devido à situação e às circunstâncias estiveram muito tempo sem o fazer”, acrescentou.