Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Paulo Barbosa quer ajudar Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato

Depois de se ter sagrado campeão nacional de corta-mato curto, na Figueira da Foz, Paulo Barbosa, atleta residente em Lordelo, Paredes, a competir pelo Maia Atlético Clube, tem um novo desafio: ajudar Portugal a fazer a melhor classificação de sempre no Campeonato da Europa de Corta-Mato.

Ao Novum Canal, o atleta reconheceu que tem ainda bem presente o feito obtido  na Figueira da Foz  que lhe valeu o título de campeão nacional.

“Foi um título  que jamais esquecerei. Há cerca de três anos que perseguia este feito, sempre nos lugares da frente, mas não tinha tido ainda a possibilidade de chegar em primeiro, o que aconteceu desta vez”, disse, salientando que apesar de se ter preparado devidamente e de ter lutado para se manter na frente da corrida, estava longe de imaginar que iria vencer a prova.

“Estamos a falar de uma competição nacional, com os melhores atletas. Se me dissessem que iria ganhar, acharia que isso fosse impossível precisamente pela qualidade dos atletas que estavam em prova e que lutavam pelo mesmo objetivo”, expressou, salientando que os primeiros lugares foram discutidos ao metro.

O atleta relevou, também, o trabalho realizado pelo técnico do AC da Maia, Bruno Jesus,  fazendo-lhe inclusive uma dedicatória pelo triunfo alcançado.

“ Quanto a este título tem um sabor especial não por ser o primeiro, mas sim por poder-te dar a medalha e por poder-te dar o título que não ganhas-te como atleta, mas depois de muitas dores de cabeça ganhas como treinador. Obrigado Bruno Jesus”, frisou.  

Sobre a conquista do título nacional de corta-mato curto, Paulo Barbosa assumiu que com o título nacional aumentou também a sua responsabilidade.

Já sobre as consequências e o impacto do surto sanitário na modalidade, Paulo Barbosa confirmou que a incerteza quanto à evolução epidemiológica do vírus fez com que as autoridades desportivas num primeiro momento tivessem cancelado várias provas que estavam agendadas.

“Tive de fazer alguns reajustes e alterar a planificação dos treinos, até  porque as provas estão praticamente encerradas”, disse, salientando não existirem para já certezas  quanto ao cronograma das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo do Porto.

Questionado sobre os objetivos para a próxima época, Paulo Barbosa declarou que  a sua principal meta é a qualificação para o Campeonato da Europa de Corta-Mato, conseguir o apuramento e ajudar Portugal, depois de um Europeu mal concebido e de muito trabalho realizado após esse desaire, mas que culminou, agora, com a conquista deste campeonato nacional de corta-mato curto.

Paulo Barbos iniciou a sua carreira no CSRDC Santiago, transferiu-se para a Casa do Benfica de Paredes, voltou ao CSRDC Santiago e daqui foi para o Maia Atlético Clube, sendo um dos atletas referência da equipa.