Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Sociedade Columbófila de Penafiel cancela todas as atividades até ao final do ano

A Sociedade Columbófila de Penafiel cancelou todas as atividades e campanha desportiva até ao final do ano, na sequência da crise sanitária que está a atingir o país.

O presidente da Sociedade Columbófila de Penafiel, António Gomes, destacou que a decisão foi assumida após consulta da associação distrital e ouvidos os presidentes da mesa da assembleia-geral, direção,  conselho fiscal e conselho desportivo.

Além dos eventos desportivos, os três campeonatos organizados pela associação, foram também cancelados a prova de borrachos, a prova de Karting, agendada para o kartódromo de Baltar, assim como o jantar de aniversário da instituição, com a respetiva distribuição de prémios.

Ao Novum Canal, António Gomes assegurou que a prioridade da Sociedade Columbófila de Penafiel e a decisão assumida pelos órgãos sociais foi no sentido de garantir a segurança dos associados e zelar pela saúde pública, cumprindo com as indicações e diretrizes das autoridades de saúde.

“A saúde e o bem-estar de todos. Lembro que decisão foi tomada na base do bom senso e de por em primeiro a saúde pública à frente de qualquer interesse pessoal, desportivo, recreativo, cultural ou outro e não arranjar desculpas esfarrapadas para a não suspensão, quando todas as atividades não essenciais à vida humana estão suspensas em quase todo o Mundo.”, disse, salientando  que assim que dispuser de informação que o contágio e a doença estão a suavizar e que se pode regressar à vida normal, a instituição retomará de imediato a atividade desportiva.

Sobre a Sociedade Columbófila de Penafiel, António Gomes declarou que a instituição tem entre 70  a 80 associados, 10 a 15 sócios a concorrer e quando emergiu a crise sanitária da Covid-!19 tinham apenas sido realizadas três provas.

Ao Novum Canal, o presidente da Sociedade Columbófila de Penafiel, mais conhecido por “Gastão”, reconheceu que a coletividade é, hoje,  uma referência na região, no distrito e até a nível nacional, organizando desde 2017/18 o campeonato columbófilo do Vale do Sousa e  Tâmega, competição que conta com várias sociedades de diferentes concelhos, prova que não existe a nível nacional, sendo completamente gratuita.  

A Sociedade Columbófila de Penafiel foi fundada em  1 de Dezembro de 1940 por Bernardino José de Oliveira, Augusto Vieira e António Dias do Sacramento e Silva e desde então tem como objetivos promover o desporto columbófilo. A coletividade tem, também, como propósitos incrementar atividades ligadas a outras modalidades desportivas,  iniciativas de caráter cultural, recreativo e social.