Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

123 esplanadas do Porto já obtiveram autorização para o aumento da área

Ao final da primeira semana da aplicação do regime especial para a ocupação do espaço público com esplanada, o Município do Porto já viabilizou o aumento da área a 123 esplanadas. Destes pedidos, resultou um acréscimo global de 810 metros quadrados face às anteriores licenças, o que significa que o aumento autorizado da área foi superior a 60%.

A área licenciada para ocupação do espaço público com esplanada subiu significativamente nos últimos dias na cidade do Porto, especialmente na Baixa e no Centro Histórico. Entre os pedidos que deram entrada no Gabinete do Munícipe na semana passada, e que foram analisados pelos serviços do Urbanismo, 123 estabelecimentos de restauração já obtiveram o aval da autarquia para alargarem a área de instalação das suas esplanadas.

Anteriormente, este exato número de esplanadas ocupava 1.360 metros quadrados de espaço público na cidade, sendo que ao abrigo deste novo licenciamento, flexível e transitório, a área de ocupação cresce para os 2.170 metros quadrados, ou seja, mais 810 metros quadrados, o que significa um aumento próximo de 63% em menos de uma semana.