Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

A Ordem dos Enfermeiros diz que nem todos os que contactaram com doentes Covid-19 foram testados

Partilhar por:

A Ordem dos Enfermeiros revelou que nem todos os profissionais de saúde que contactaram com pessoas doentes com covid-19 foram testados, contrariando o dito pelo secretário de Estado da Saúde.

António Lacerda Sales afirmou a 15 de Maio em conferência de imprensa que “sempre que um doente covid-19, em qualquer instituição, testou positivo, todos os contactos profissionais próximos, quer sintomáticos quer assintomáticos, foram testados“.

A OE afirma que “só por lapso” o secretário de estado poderá ter dado essa garantia, porque na orientação da Direção-Geral da Saúde só se prevê “a realização de teste aos profissionais considerados que desenvolvam sintomas“, embora a Ordem dos Enfermeiros defenda que todos devam ser testados.

Segundo o comunicado, no inquérito mais recente aos enfermeiros feito pela Ordem, “ao qual responderam mais de 20 mil enfermeiros, havia 1.810 em vigilância passiva, a exercer funções sem a realização de teste, podendo estar infetados sem saber”.

De acordo com os resultados de testes feitos a profissionais divulgados na quinta-feira, o número de enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santo António e Santa Maria infetados com covid-19 pode ser dez vezes superior ao que se julgava.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!