Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

A.D.R.A.P Sentir Penafiel prepara nova época com o foco em conquistar novos prémios e elevar nome da associação

A Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, com sede em Galegos, uma das melhores escolas de formação do país, iniciou recentemente a preparação para a próxima época, com o objetivo de preparar condignamente as várias provas em que vai participar.

Ao Novum Canal, o presidente da coletividade, Joaquim Carlos, destacou que a preparação dos cadetes e juniores já começou , sendo objetivo da associação iniciar, também, já este fim de semana, a preparação dos mais pequenos.

O dirigente assumiu que a associação tem já um plano devidamente definido e estabelecido e não irá descurar as diretrizes definidas quer pelas entidades velocipédicas, quer pela Direção-Geral de Saúde.

“Obviamente que queremos competir, conquistar pódios e prémios, mas a nossa prioridade passa por salvaguardar a saúde e o bem-estar dos nosso atletas e demais intervenientes e cumprir com as medidas de segurança que foram definidas”, disse, salientando que irá ser imposto um espaçamento entre os atletas de forma a manter as devidas distâncias, sendo que os atletas terão de usar luvas e cumprir com outras medidas.

“Este é um desafio para todos, uma nova fase que implica o cumprimento de regras, um novo normal que teremos de assimilar por forma a que possamos continuar a contribuir para suavizar as medidas de contenção e pós-desconfinamento que estão já em curso”, disse, salientando que foi com um misto de tristeza que a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel viu esta época terminar de forma abrupta.

“São contingências que ninguém previa. As autoridades optaram por cancelar as provas, mas foi com tristeza que os meus atletas e demais elementos da associação receberam o cancelamento das mesmas. Na época que terminou, a associação tinha-se preparado convenientemente, venceu logo o primeiro encontro de estrada, que decorreu em Cantanhede, as escolinhas estavam igualmente em bom plano, pelo que acreditávamos que esta iria ser mais uma época coroada de prémios e sucessos”, manifestou.

Falando do regresso das provas velocipédicas, Joaquim Carlos mostrou-se convicto que as provas profissionais, os campeonatos nacionais de juniores e cadetes, possam já iniciar-se em Julho, mostrando-se mais cético quanto ao Encontro Nacional de Escolinhas.

Joaquim Carlos confirmou, também, que este ano a ADRAP contratou uma psicóloga, Joana Ferreira, uma ex-ciclista com ligações à associação, comissária nacional, para fazer um acompanhamento psicológico aos atletas.

“Para ser um bom ciclista é necessário treinar o corpo e a mente. A Joana ajuda a melhorar o psicológico, seja a lidar com a ansiedade, com medos, mudar comportamentos e pensamentos, ou outra situação necessária como esta do Covid-19. A ADRAP pretende criar bons ciclistas mas principalmente adultos saudáveis e preparados para o futuro e por isso oferecemos aos atletas da formação da ADRAP a ajuda da psicóloga”, acrescentou, sustentando que o lema da instituição além da aposta na formação, passa por salvaguardar o seu legado histórico e desportivo.

“Independentemente das competições se realizarem ou não, vamos continuar a trabalhar com o objetivo de enaltecer o nome da coletividade, dos diretores e demais intervenientes que nestes últimos anos têm contribuído para projetar o nome da associação, dignificar a sua consciência coletiva, o seu passado, o presente e o futuro”, concretizou, reiterando que a Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel fez no ano passado 25 anos e é, hoje, uma referência nacional no desporto velocipédico, sendo uma das melhores escolas de formação, tendo em 21 títulos possíveis, conquistado 17.

O dirigente da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel manifestou, também, o desejo de nos 250.º de elevação de Penafiel a cidade, que se comemoraram este ano, de inaugurar, lá mais para o final do ano, a sede da associação, agora, instalada do Centro Escolar de Galegos.

“Trata-se de um espaço que nos foi cedido pela Câmara de Penafiel, com as devidas condições que além de dignificar a associação e os seus associados espelha bem o legado e a importância história desta coletividade”, avançou.