Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

Alijó continua a investir na prevenção de incêndios florestais

O Município de Alijó continua a trabalhar na prevenção e preparação da próxima época de incêndios florestais através da criação e limpeza de faixas de gestão de combustível. Estes trabalhos arrancaram no fim do verão de 2019 e resultam de um investimento global de cerca de 240 mil euros. 

A instalação de faixas de gestão de combustível na Rede Primária do Concelho resultou da apresentação de duas candidaturas. A primeira, no valor global de cerca de 110 mil euros, centrou-se nas freguesias de Vila Verde e Pópulo. Os trabalhos incluíram o controlo da vegetação espontânea, redução de densidades, podas ou desramações, perfazendo uma área total intervencionada de 69 hectares.

Esta candidatura teve também como objetivo a atualização da informação cartográfica, indispensável à planificação de defesa da floresta contra incêndios (DFCI), na elaboração da cartografia de perigosidade e risco de incêndio florestal e outros instrumentos de ordenamento do território do Concelho de Alijó.

Uma segunda candidatura, no valor de 53.352,64, permitirá a instalação de faixa de gestão de combustível na Rede Primária na Senhora da Cunha. Está prevista a intervenção numa área total de 49,527 hectares, na freguesia de São Mamede de Ribatua e na União de Freguesias de Carlão e Amieiro.

O objetivo destas intervenções é garantir a transitabilidade dos veículos de combate ao longo da sua extensão, diminuir a superfície percorrida por grandes incêndios, reduzir a passagem de incêndios e isolar potenciais focos de ignição de incêndios.

Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!