Novum Canal

mobile

tablet

Bloco questiona governo sobre descargas diretas para o rio Galinhas no Marco

Partilhar por:

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda afirmou que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponte das Tábuas no concelho de Marco de Canaveses, situada no lugar de Cristelo está a fazer descargas diretamente para o Rio Galinhas e que o seu funcionamento provoca focos de poluição.

O Rio Galinhas é um afluente do rio Tâmega com um percurso de 9 km. A ETAR está subdimensionada, tendo apenas como função a separação de resíduos sólidos dos resíduos líquidos e assim lançando o efluente sem qualquer tratamento para o rio Galinhas.

Estas sucessivas descargas já mataram fauna e flora do curso do rio. A ETAR da Ponte das Tábuas é propriedade da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e concessionada à Empresa Águas do Marco, SA. «Para o Bloco de Esquerda não é compreensível que se continuem a verificar descargas sem o tratamento adequado, nem que se sujeite a população a cheiros nauseabundos, com os problemas resultantes de saúde pública para a população. Aliás, é problemático que as duas ETAR sob a gestão da Empresa Águas do Marco, S.A. tenham as duas o mesmo comportamento com descargas frequentes e deficiência estrutural de funcionamento, levando à poluição dos rios». 

A deputada do Bloco de Esquerda, Maria Manuel Rola questionou o Governo sobre esta matéria, querendo saber se o Governo tem conhecimento das sucessivas descargas para o rio Galinhas, se Ministério do Ambiente e Ação Climática tem uma avaliação dos danos que esta situação está a causar ao Rio Ovelha e Rio Tâmega. 

Por último,  que medidas vai o Ministério tomar para garantir que existe no concelho do Marco de Canaveses, a capacidade de tratamento dos respetivos efluentes e para quando está previsto o regular funcionamento do tratamento das águas residuais nas Estações de tratamento deste concelho. 


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!