Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

PAN exige ao Ministério esclarecimentos sobre poluição no rio Ferreira e ETAR de Arreigada

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza submeteu uma pergunta ao Governo, questionando novamente o Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, sobre o atual estado de funcionamento da ETAR de Arreigada, depois de receber denúncias.

Esta é já a quarta pergunta que o PAN dirige ao Governo acerca da ETAR de Arreigada, após terem passado alguns meses desde as declarações do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, a 14 de Janeiro, onde garantiu que “em 15 dias a três semanas a ETAR estará pronta e ligada. Não é por falta de inspecção alguma que deixará de estar ligada“.

“As populações e os ecossistemas de Paços de Ferreira e Paredes não podem continuar a ser desprezadas desta forma, com promessas vãs feitas apenas para silenciar os que sofrem dia após dia com esta situação. É um verdadeiro ataque ambiental e social ao rio Ferreira, a todo o seu ecossistema e às pessoas. É urgente e necessário que a Administração Pública assuma este problema e, acima de tudo, a sua solução, com o início do funcionamento da ETAR de Arreigada na sua plenitude, assim como uma fiscalização séria aos agentes poluidores do rio Ferreira”, defende a deputada do PAN, eleita pelo círculo eleitoral do Porto, Bebiana Cunha.

Os crimes ambientais no Rio Ferreira subsistem e apesar das sucessivas declarações do Ministro do Ambiente e da Acção Climática nada se alterou. Assim, o PAN questionou em que data vai, efetivamente, entrar em funcionamento esta ETAR, se a qualidade da água no Rio Ferreira tem sido monitorizada, quais os produtores de efluentes industriais atualmente servidos pela ETAR de Arreigada, se o Ministério do Ambiente e da Acção Climática tem identificado os autores das descargas ilegais no Rio Ferreira, e em caso afirmativo, que ações desenvolveu relativamente aos infractores.

Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!