Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Secretário de Estado e autarcas do Tâmega e Sousa discutem medidas de combate à pandemia

Partilhar por:

O Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, responsável pela coordenação da execução da declaração do estado de emergência na região Norte, reuniu-se, esta tarde, dia 16, com os autarcas dos 11 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa). A reunião, que decorreu por videoconferência, inseriu-se na medida do Governo de assegurar uma melhor coordenação e articulação dos serviços da administração central com as entidades intermunicipais e com as autarquias.

A iniciativa teve por objetivo auscultar os autarcas da região sobre a atual situação de pandemia, no sentido de procurar perceber como é que estes avaliam a situação nos respetivos municípios e quais os problemas sentidos na operacionalização das diretrizes no combate à COVID-19.

Em análise estiveram também as medidas consideradas prioritárias para a região, nesta fase da pandemia, tendo os autarcas reiterado a necessidade de se avançar com a realização de testes de diagnóstico a utentes e colaboradores de lares de idosos dos 11 concelhos do Tâmega e Sousa.

“Neste momento, já temos o levantamento das necessidades, estamos a ultimar a capacidade de resposta e, nas duas próximas semanas, contamos ter um cronograma universal para a região Norte”, assegurou o Secretário de Estado.

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, solicitou também um reforço da disponibilização, da parte do Governo, de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, corporações de bombeiros, proteção civil, forças de segurança e entidades do setor social, dado tratar-se de um custo demasiado oneroso para as autarquias e para a Comunidade Intermunicipal.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!