Novum Canal

mobile

tablet

Valongo cria Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital e apoio ao ensino não presencial

Partilhar por:

A Câmara Municipal de Valongo anunciou a criação de um Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital constituído por 1140 equipamentos (portáteis e tablets) e cerca de 500 hotspots (Banda Larga Móvel) para emprestar, temporariamente, a alunos carenciados da rede pública de ensino do concelho.

O objetivo desta medida é garantir que todos os alunos da rede pública do concelho participam no processo de aprendizagens em regime não presencial, até ao final do ano letivo 2019/2020.

Não podemos permitir que as atuais circunstâncias impostas pelo combate à pandemia Covid-19 impeçam o acesso ao ensino dos nossos alunos e alunas, sobretudo dos mais carenciados. Ninguém pode ficar para trás! Somos e vamos continuar a ser um concelho verdadeiramente inclusivo e educador”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que a criação deste Banco Municipal de Combate à Desigualdade Digital implica um avultado investimento adicional de cerca de 250 000 Euros.

A operacionalização desta medida passará pelos agrupamentos de escolas do concelho, que já fizeram o levantamento das necessidades. Os pais e encarregados de educação dos alunos referenciados entretanto vão ser contactados para se deslocarem à escola e receberem os referidos equipamentos, mediante a assinatura  de termo de responsabilidade e declaração de compromisso.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de novas medidas da Câmara Municipal de Valongo, de resposta aos desafios da pandemia Covid-19, depois de ter reforçado financeiramente vários programas de resposta social já existentes, como o Fundo de Emergência Social, o Programa de Emergência Alimentar e o fornecimento gratuito de refeições escolares aos alunos mais carenciados, que passou a ser prestado também aos alunos do escalão B e alargado aos fins de semana e feriados, entre várias outras iniciativas.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!