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Escola em casa? E agora?!

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Na próxima semana, dia 13 de
abril tem início o 3º período letivo. Sabemos, para já, que os alunos do ensino
básico vão permanecer em casa, até junho…ou seja, as crianças do pré-escolar,
1º ,  2º e 3º ciclos de estudos vão continuar a ir à escola, em casa!

Os alunos do ensino secundário
também continuarão a aprender em casa, pelo menos até maio. É o que sabemos
para já!

As duas últimas semanas de março
foram, assim um ensaio dos meses que faltam para a conclusão do ano letivo,
nesta modalidade de ensino à distância (E@D). Vimos assim, as rotinas habituais
das famílias, alteradas, com novos desafios, necessidades e recursos.  

Não podemos esquecer que grande
parte dos pais continuarão também eles, em regime de teletrabalho, e desta
forma com a responsabilidade de gerir não só as tarefas no âmbito profissional,
mas simultaneamente as tarefas domésticas e o seu papel no domínio parental.

Muitas foram as famílias, por
certo, que sentiram dificuldades, perdidas entre inúmeras tarefas a dar
resposta, a reorganizar e planear horários, apoiar os filhos no estudo e na
realização das tarefas escolares propostas pelos professores, bem como às
solicitações laborais, nos casos de teletrabalho. Esta é pois uma situação potencialmente
geradora de angústias e mesmo sentimentos de insegurança e de incapacidade, não
só pelo contexto emocional inerente à situação em que fomos colocados, em virtude
da pandemia e de uma nova realidade emergente, mas também, no desenvolvimento
de múltiplas estratégias e competências, na melhor resposta às exigências da escola,
que nos entrou casa adentro (aulas online, plataformas digitais, projetos
escolares, portefólios, etc). De repente, palavras como epidemia, pandemia,
estado de alerta, estado de emergência, confinamento entraram no vocabulário
diário dos pais, crianças e jovens, e entre medos, receios e ansiedades, expectativas
e desafios, percebemos que esta nova realidade veio para durar…

Neste sentido, e para melhor
preparar o próximo período, e tendo em conta as diretrizes oriundas do
Ministério de Educação às escolas, apresento algumas sugestões e orientações
práticas, de forma a facilitar a planificação e organização das atividades
diárias da criança/jovem, aos pais e encarregados de educação.

 Apoie o
seu filho no estudo
, promovendo a autonomia e responsabilidade (é importante
que perceba que o período de férias escolares terminou); organize um espaço, se
possível, que permita diferenciar os tempos e momentos de estudo dos momentos
de lazer, e que favoreça, a concentração, atenção e foco na tarefa.

Aguarde que a escola divulgue o horário (pode haver reajustamentos) e as
plataformas digitais adotadas;
analise e explore em conjunto com o seu filho as funcionalidades da mesma.

Mantenha contato com o/a
Diretor(a) de Turma, de forma a tomar conhecimento do plano de trabalhos semanal/diário
do seu educando, e melhor auxiliar e supervisionar na realização das tarefas
solicitadas, e ter o feedback do cumprimento das mesmas.

Defina um plano semanal de trabalho/estudo, de acordo com o horário escolar;
o mesmo deverá contemplar os tempos de
estudo definidos pela escola
, momentos de trabalho e de estudo autónomo, momentos de pausa e de lazer (jogos,
programas e series televisivas, bem como as redes sociais e videojogos, que
nesta fase assumem um papel importante de socialização e proximidade com a
família alargada e colegas das escola).

No entanto, não permita o excesso
de tecnologias; o seu educando irá precisar do telemóvel, do computador e
acesso à internet, aumentando o tempo de exposição aos écrans.

Incentive a atividade desportiva – são múltiplas as ofertas
online de aulas e treinos desportivos para fazer em casa e em  conjunto.

Se necessário, faça reajustes do plano semanal.

Apoio emocionalmente o seu filho.
Motive, ajude e apoie. Elogie. Estabeleçam objetivos  em conjunto, negoceiem e tirem partido deste
tempo em família!! Juntos podem aprender imenso!

Artigo de opinião por Carla Moreira,Psicóloga Educacional


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