Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Vila Real reforça combate à pandemia com centro de testagem

Partilhar por:

Um centro de testagem ao COVID-19 entra em funcionamento, amanhã, em Vila Real, numa parceria entre o município e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte que visa reforçar o combate à pandemia. A autarquia explicou que a estrutura vai ficar localizada no centro de formação dos bombeiros da Cruz Verde, perto do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus.

O município realçou que “apenas poderão recorrer a este centro de testes as pessoas que para ele sejam encaminhadas, quer pela Linha Saúde 24, quer por indicação médica”. Em Vila Real, também o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) está credenciado como centro de testes. 

Numa decisão inicial, a Direção-Geral da Saúde (DGS) excluiu o CHTMAD da rede de laboratórios acreditados para o diagnóstico, uma decisão que foi muito criticada pelo presidente do município de Vila Real e outros autarcas da região. Posteriormente, segundo a câmara, a “DGS ponderou a decisão inicial e resolveu incluir o CHTMAD na rede”.

O concelho de Vila Real contabiliza um total de 98 pessoas infetadas. No Lar de Nossa Senhora das Dores, localizado no centro da cidade, foram detetados 88 utentes e funcionários com a doença, em 99 testes realizados pelo INEM, e esta madrugada concretizou-se a evacuação da Instituição Particular de Solidariedade Social.

Foram transferidos 53 idosos com covid-19 para o Trofa Saúde Hospital, localizado em Vila Real, numa operação que teve inicio às 20:45 horas de sexta-feira e mobilizou 50 operacionais e 25 viaturas entre bombeiros, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército e Proteção Civil.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!