Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Centro de Rastreio de Peso da Régua já está em funcionamento

Partilhar por:

Os testes ao COVID-19 vão ser feitos no centro instalado no Hospital D. Luiz I, em Peso da Régua, que funciona a partir de hoje, em articulação com um laboratório de análises clínicas privado.

Será selecionada uma amostra dos funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que estão ao serviço, já que estas instituições estão a funcionar com duas equipas em sistema de rotatividade de 15 em 15 dias. Em causa estão trabalhadores dos dois lares do concelho, a unidade de cuidados continuados e o lar de infância e juventude.

José Manuel Gonçalves, presidentes da autarquia, apontou que, nos últimos dias, “tem-se percebido que um dos principais focos de infeção está nos lares e, por isso, esta ação preventiva que incide, numa primeira fase, numa amostra dos funcionários, começando por aqueles que estão em contacto mais direto com os idosos”.

A capacidade do centro de rastreio, nesta fase inicial e por imposição da Direção-Geral da Saúde (DGS), é de 30 testes diários. “Depois, o centro começará a abrir a outras áreas e a outros concelhos. Será um centro da comunidade”, frisou. Enquanto se aguarda pela “convenção com o Serviço Nacional de Saúde”, será o município a pagar os testes.

Num momento em que foram confirmadas situações em lares com covid-19, a autarquia fez questão de assegurar que nas IPSS do concelho, que possuem esta valência, “estão a ser cumpridas as diretrizes da DGS”.

O município assumiu também, desde ontem, o transporte dos funcionários de Peso da Régua para o Hospital São Pedro, de Vila Real, onde prestam serviço. “Esta decisão resultou da necessidade de apoio à intensificação da capacidade de resposta por parte do Hospital de São Pedro, numa altura em que todos somos poucos, para fazer frente a este inimigo público sem rosto, que exige, sobretudo, dos profissionais de saúde uma capacidade de resposta premente”, referiu.

Fonte: Notícias ao Minuto


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!